Com um investimento de 60 milhões de reais, uma nova fábrica de rações será construída na Região Central do Estado

Obra deve ser concluída em 2022, sobre terreno às margens da rodovia estadual ERS-331, entre Erechim e Gaurama. (Foto: Divulgação)

Prevendo um investimento direto de pelo menos R$ 60 milhões, a Cooperativa Central Aurora Alimentos anunciou a construção de uma moderna fábrica de rações para aves e suínos no município de Erechim, na Região Central do Rio Grande do Sul. A novidade foi comunicada pelo diretor de agropecuária da empresa, Marcos Antônio Zordan, que prevê a geração de pelo menos 360 empregos diretos ou indiretos.

A obra será iniciada em janeiro, com a terraplanagem do terreno e tem conclusão prevista para o final do primeiro semestre de 2022, em uma área de 17 hectares às margens da rodovia estadual ERS-331, que liga Erechim ao município de Gaurama. Somente na aquisição desse terreno foram desembolsados R$ 3 milhões.

Segundo a Aurora, a infraestrutura da unidade permitirá a produção de 60 toneladas por hora – ou 35 mil toneladas por mês – de rações para aves e suínos. Em anexo à fábrica, será construído um complexo de quatro silos de aço para armazenagem de grãos, cada um com capacidade estática para 10 mil toneladas, o que totalizará cerca de 40 mil toneladas (660 mil sacas) de estocagem.

“A unidade será totalmente automatizada e empregará modernos equipamentos nacionais e importados”, promete a cooperativa. “Serão criados 80 empregos diretos e 240 indiretos, mas a geração de postos de trabalho pode chegar a 400, mais adiante.”

Essa unidade fabril fornecerá rações para os produtores rurais do sistema integrado de produção da empresa localizados no Rio Grande do Sul e que atendem a três indústrias de abate e processamento em Erechim (uma para aves e outra de suínos) e Sarandi (uma para suínos).

Essas plantas industriais em território gaúcho abatem cerca de 1 milhão de suínos e 26 milhões de aves por ano. Atualmente, a Aurora mantém seis fábricas de ração para aves e suínos com capacidade para 175 mil toneladas/mês.

A Aurora Alimentos detém, no conjunto, sete unidades no âmbito de suínos, processando 5,2 milhões de cabeças por ano e oito unidades de aves, que abatem 242,6 milhões de cabeças por ano. Essas plantas estão localizadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Ainda de acordo com a empresa, quando a nova fábrica de rações entrar em operação, será desativada a unidade do bairro das Três Vendas, arrendada pela Cotrel. Com isso, a previsão é de que seja eliminado o fluxo de caminhões com essa finalidade na zona urbana de Erechim.

Trajetória

Fundada em abril de 1969 a partir da união de 18 representantes de oito cooperativas regionais do Oeste de Santa Catarina, a empresa foi nomeada inicialmente “Cooperativa Central Oeste Catarinense”, passando a ser chamada mais tarde de “Cooperativa Central Aurora Alimentos”.

Segundo a companhia, o objetivo foi “buscar melhores condições para a comercialização de grãos, bem como viabilizar a aquisição de um frigorífico que absorvesse a produção de suínos dos associados das cooperativas, agregando valor à atividade e possibilitando aos produtores melhores condições de trabalho e de vida”.

A Aurora acrescenta que “em cinco décadas, ‘cooperação’ foi a palavra que mais deu significado a essa história”.

(Marcello Campos)

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

By Josias Menezes

Veja Também