A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), aliada a outras forças de segurança do estado, realizaram uma intervenção na Penitenciária Estadual de Rio Grande (PERG) na madrugada desta sexta-feira (8). A operação contou com revista geral e remoção de 12 apenados.
“É uma grande operação que foi possível com a união das forças de segurança pública, Polícia Civil, Batalhão de Choque da Brigada Militar e Susepe, com a transferência de pessoas mandantes de homicídios que têm abalado a comunidade local. Segundo acertado com a Vara de Execução Criminal da Região, foi prevista a extração de 12 lideranças, que estão sendo removidas para diversas unidades do RS”, afirma o diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP), Vagner Cogo.
A ação ocorreu com a participação do Grupo de Ações Especiais da Susepe (GAES), além de forças do Grupo de Intervenção Regional da 5ª Região (GIR-5), da Agência Regional de Inteligência Penitenciária (Aripen), da Divisão de Inteligência Penitenciária (Dipen) e de servidores da unidade prisional. O objetivo é tentar conter a onda de violência e criminalidade na região Sul do estado.
O secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), Mauro Hauschild, enfatizou que a intervenção é resultado do esforço de todas as forças de segurança do programa RS Seguro e vem sendo alinhada desde o início do ano, a partir de ações planejadas pelo governador Ranolfo Vieira Júnior para conter a alta da criminalidade em Rio Grande.
“Com um estratégico trabalho de inteligência, a Susepe contribuiu com o trabalho que culminou nesta revista geral, demonstrando nossa atuação sempre integrada para garantir mais segurança à sociedade gaúcha”, disse.