Migrar para o BIM pode representar para construção civil, um novo modelo de apresentar diferentes projetos construtivos. E na visão do CEO da construtora Jacitara de Indaiatuba, Josué Eraldo da Silva, o BIM é fundamental nos projetos arquitetônicos atualmente além de passarem a ser exigido até o final de 2021 pelo Governo Federal na engenharia civil.
O Building Information Modeling trata-se de um sistema que proporciona visualizações de projetos mais bem representados e que proporciona na entrega ideal, ou seja, na data estipulada. Isso porque o novo modelo permite criar simulações digitais de forma bem coordenada que realiza toda a informação de um projeto de arquitetura.
De acordo com Josué Eraldo da Silva, o CAD é bastante utilizado por empresas atualmente que chegaram a substituir pranchetas porque permitem um desenho em 2 ou 3 dimensões.
O CAD é um sistema de dados que permite gerenciar uma informação de modo prático e inteligente do começo ao fim de um projeto. O CAD proporciona uma automatização dos processos de programação, do projeto conceitual, de detalhes, das análises, da documentação, da fabricação, da logística de construção, da operação e manutenção, e da renovação ou da demolição.
Do CAD ao BIM, os projetos modelados em BIM podem trabalhar com os produtos e materiais reais que serão realizados para construir um projeto, que de forma elaborada, pode incorporar sua geometria, suas características, suas especificações e as informações para serem adquiridas caso aprovadas.
O BIM pode ser considerado como um processo automático que realiza uma catalogação de materiais modelados, aperfeiçoando o modo como as especificações técnicas do projeto são transferidas para os responsáveis pela construção.
Há sites que obtem muitos produtos que podem ajudar sobre a permissão para sua empresa sobre as especificidades dos modelos para serem imediatamente incorporados ao projeto de arquitetura.
Dessa forma, segundo Josué Eraldo da Silva, pode contribuir na otimização de tempo durante essa etapa, gerando um processo mais produtivo. Através dessa informação carregada, o sistema não só melhora a qualidade do trabalho, mas também pode diminuir a tomada de decisões e possíveis mudanças de último momento durante o processo de construção, solucionando problemas virtualmente e reduzindo os custos gerais do projeto.
É importante ressaltar que cada um dos elementos tem seus próprios atributos e está ligado especificamente e parametricamente com os outros objetos do projeto. E caso um desses objetos passe a ser modificado, os que dependem dele também mudarão de forma totalmente automática.