Como a Internet das Coisas tem transformado o conceito atual de cidade? Josué Eraldo da Silva fala sobre
Segundo Josué Eraldo da Silva, gerente da Jacitara Holding, construtora cuja sede está em Indaiatuba/SP, a Internet das Coisas é um sistema inovador e que consiste em otimizar o dia a dia da sociedade.
Já presente na construção civil, Josué Eraldo da Silva acredita que a IoT refere-se a qualquer objeto que teve a implementação de sensores e outros sistemas digitais para funcionar de forma mais inteligente por meio da troca de informações com pessoas e outros objetos, não necessariamente utilizando conexões de internet.
Para a construção de Cidades Inteligentes (Smart Cities em inglês), as cidades tecnológicas inovadoras, utilizam de IoT e Machine Learning para processar dados coletados por sensores em objetos físicos de vários setores que compõem uma cidade e tem o objetivo de aumentar a qualidade de vida das pessoas que vivem ali.
De acordo com Josué Eraldo da Silva, a loT pode contribuir com uma iluminação inteligente em espaços públicos. Isso porque há o monitoramento e consumo de energia em postes, notificações ao órgão responsável sobre problemas e necessidade de manutenção e coordenação de funcionamento e otimização de consumo energético.
Para Josué Eraldo da Silva, considerando um tema mais sustentável, a gestão de recolhimento e processamento de resíduos podem ser altamente considerados revolucionários devido às respectivas circunstâncias atuais.
Isso porque o sistema entrega avisos, há notificação de onde existe resíduo a ser recolhido e o acompanhamento da coleta em tempo real, gerando maior economia de combustível com caminhão de recolhimento, ruas mais limpas e encaminhamento correto do lixo.
Monitoramento de poluição: gestão mais precisa da qualidade do ar, da água e do solo com identificação geográfica de poluentes e fontes de poluição.
Além de tudo, o sistema consiste também na automação de estacionamento: reservas de vagas, pagamento automatizado de zona azul, aplicativos para encontrar vagas remotamente, formas mais inteligente de dividir os espaços para vagas com ajuda de GPS.
Procurando sistemas de emergência inteligentes, a loT oferece segurança pública monitorada em tempo real por câmeras e aplicativos de notificações coletivas, onde há uma maior facilitação para acionar e localizar viaturas de polícia, serviços de saúde, bombeiros, entre outros serviços de urgência.
Diante tantos benefícios, a loT também proporciona mobilidade. Trata-se de sistemas de trânsito com informações em tempo real sobre horários e localização de transporte público e seus pontos de acesso e informações sobre acidentes, engarrafamentos, entre outras ocorrências frequentes para otimização de fluidez de vias e melhoria da segurança.
Além disso, ainda é possível contar com o tema “Educação”. O sistema ainda pode envolver a troca de informações e material didático mais acessível, onde pode ser coletado dados de desempenho de alunos para que os pontos fortes e fracos sejam identificados e trabalhados e localização de alunos por dispositivos eletrônicos.
Por fim, a IoT pode representar qualquer objeto que teve a implementação de sensores e outros sistemas digitais para funcionar de forma mais inteligente por meio da troca de informações com pessoas e outros objetos, não necessariamente utilizando conexões de internet.