Noite dos Museus ganha portal sobre cultura; evento deve acontecer em novembro, em Porto Alegre

Programação que abre os principais espaços culturais da cidade durante a noite foi adiada devido à pandemia, mas virou site com conteúdos sobre arte e cultura.

Um dos eventos mais populares de Porto Alegre nos últimos anos, o Noite dos Museus ganha, nesta sexta-feira (14), um portal com conteúdos sobre arte e cultura, em que o público também poderá acompanhar as novidades da quinta edição da programação, prevista para 21 de novembro.

“Serão entrevistas, matérias especiais, comentários, críticas, vídeos, playlistspodcasts, tudo para você ficar sabendo o que tá rolando em termos de arte no Brasil e no mundo”, afirma o editor-chefe do site, Roger Lerina.

Portal Noite dos Museus entra ao ar nesta sexta com conteúdos de cultura, editor-chefe Roger Lerina explica o projeto
Portal Noite dos Museus entra ao ar nesta sexta com conteúdos de cultura, editor-chefe Roger Lerina explica o projeto

O site hospedará, por exemplo, a série de podcasts “Entenda” que, em sua primeira edição, traz a pesquisadora e curadora Izis Abreu falando sobre a representatividade negra nas artes.

A seção “Som na Caixa” disponibilizará uma playlist especial de sons de mulheres assinada pela musicista e professora Biba Meira e que terá, semanalmente, seleções feitas por diversos outros artistas.

E a NDM TV estreia com um depoimento exclusivo do sociólogo Danilo Santos de Miranda, que aborda a necessidade de entender a cultura de uma forma ampliada, abrangendo também a educação.

“O portal Noite dos Museus é o lugar onde todas as manifestações culturais se encontram. Mapeamos e exploramos diferentes pontos de contato entre pessoas e experiências, propondo uma mobilização permanente e divertida. Queremos mobilizar sem aglomerar e estar presentes mesmo quando precisamos estar longe”, explica Rodrigo Nascimento, idealizador do Noite dos Museus.

Realizado há quatro anos, sempre no mês de maio, o Noite dos Museus oferece uma programação nos principais centros culturais da cidade durante a noite. Em 2019, registrou seu recorde de público, com 100 mil participantes, segundo a organização.

By Josias Menezes

Veja Também