Prefeitura de Porto Alegre anuncia mais de 4 mil novas vagas na educação para 2021

Organizações da sociedade civil sem fins lucrativos podem apresentar projetos em até 45 dias. Valor total de investimento é de R$ 25,8 milhões.

A Prefeitura de Porto Alegre informou, nesta quarta-feira (12), que serão criadas 4.050 novas vagas em escolas do município, da educação infantil ao ensino fundamental, para o ano letivo de 2021.

O anúncio foi feito durante uma transmissão ao vivo que contou com a participação do prefeito Nelson Marchezan Jr e do secretário de educação Adriano Naves de Brito. De acordo com o prefeito, serão publicados oito editais, na sexta-feira (14).

Organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos e que atuem na área, poderão formar parceria com a administração municipal. O ensino será pago com recursos públicos e executado por um parceiro terceirizado, informou a prefeitura ao G1. Os projetos podem ser encaminhados em até 45 dias. O valor total de investimento é de R$ 25,8 milhões.

Áreas contempladas

  • Educação Infantil – 2.150 mil vagas.
  • Educação Integral para a rede municipal (ensino fundamental) – 1,5 mil vagas.
  • Escola de educação básica (ensino infantil e fundamental) – 200 vagas.
  • Escola comunitária de Educação Especial – 200 vagas.

Em uma rede social, o prefeito ainda afirmou que as duas mil vagas que serão abertas para educação infantil estarão distribuídas por regiões do município, sendo: 450 vagas para a Região Norte, 450 para o Sul, 800 para o Leste e 300 para o Oeste.

“O objetivo é alcançar o maior número de crianças, levando em conta as necessidades diferenciadas de cada uma delas. Estamos ampliando os serviços já oferecemos hoje aos nossos alunos”, pontua Marchezan.

Sobre a proposta do governo estadual de voltar às aulas presenciais em 31 de agosto com turmas da educação infantil, Marchezan afirmou que a Capital não pretende aderir.

“Iniciar e ter que parar depois não é o adequado nem desejado pela prefeitura, não é o melhor pros alunos. não seria saudável pras escolas, financeiro, como um todo. Ainda não fizeram uma análise estruturada, mas afirmou que, em Porto Alegre, não pretendem reiniciar as aulas nesse momento”, afirma.

By Josias Menezes

Veja Também