Após um fim de semana marcado por considerável volatilidade, o Bitcoin (BTC) apresenta uma leve alta nesta manhã de segunda-feira (18), seguindo a tendência dos índices futuros de Nova York, que se elevam com investidores atentos à divulgação das taxas de juros dos Estados Unidos.
Na próxima quarta-feira (20), o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) anunciará a nova taxa básica de juros do país. De acordo com os dados fornecidos pela ferramenta CME FedWatch, 99% dos participantes do mercado esperam que a faixa atual – entre 5,25% e 5,50% ao ano – permaneça inalterada. Geralmente, criptomoedas reagem negativamente a taxas de juros altas. No entanto, as quedas costumam estimular o apetite pelo risco, atraindo mais investidores para criptoativos, assim como para ações e outros instrumentos financeiros de renda variável.
Por volta das 8h, o BTC apresenta uma leve alta de +1,70%, cotado a US$ 68.100. A criptomoeda está aproximadamente 8% abaixo de sua máxima histórica de US$ 73.798, registrada na semana anterior. Apesar da queda no dia, o ativo digital acumula uma valorização de quase +60% no ano, impulsionado em parte pelo aumento nos Fundos de Índice (ETFs) de Bitcoin nos Estados Unidos.
“A volatilidade nos movimentos sempre tende a ser corrigida”, observou a empresa de análise 10x Research em um comunicado recente. Na Wall Street, os futuros do Dow Jones sobem +0,01%, os do S&P 500 valorizam +0,34% e os do Nasdaq avançam +0,65%.
Altcoins
As altcoins (criptomoedas diferentes do Bitcoin) operam de forma mista nesta manhã. Entre as criptomoedas com maior capitalização de mercado, um dos destaques é a Solana (SOL), que registra um aumento de +10,70%.
A Solana, considerada uma das principais concorrentes do Ethereum (ETH), está sendo impulsionada pelo volume de “memecoins” (criptomoedas baseadas em memes) criadas em sua rede. “A Solana mais uma vez se destaca como a criptomoeda mais moderna entre os traders, com novas memecoins surgindo quase a cada minuto”, afirmou Nick Ruck, COO da ContentFi Labs, ao portal especializado CoinDesk.
Entre os tokens de menor porte, o maior ganho do dia é da Render (RNDR), uma criptomoeda frequentemente descrita como a “Nvidia descentralizada”. Por outro lado, o pior desempenho foi observado na Conflux (CFX), uma blockchain desenvolvida para alimentar aplicativos descentralizados (dApps).