Ludwig von Mises, mais conhecido como Von Mises, foi um renomado filósofo e economista austríaco do século XX devido suas contribuições teóricas, mas também por ser um dos responsáveis pelo desenvolvimento do liberalismo econômico e libertarianismo, ressaltando a necessidade da liberdade e do capitalismo. O mais famoso de seus escritos, intitulado “Ação Humana”, lançado em 1949, ressalta a ação humana como a base de toda a economia. Além disso, Mises também foi um dos responsáveis pela implementação da escola austríaca de economia.
Segundo o advogado, escritor e mestre em economia, Edmilson Gama da Silva, o legado de Von Mises é vasto. Dentre os principais destaques estão a teoria do ciclo econômico, onde Mises ressalta qual a função das taxas de juros e a ampliação do crédito para causas de ciclos de expansão. Nesta teoria, Mises concluiu que as ações do governo e do banco central induzem o mercado a realizar investimentos insustentáveis.
Sobre a crítica ao socialismo, Edmilson Gama da Silva, diz que Mises afirmava que a ineficiência econômica e uso inadequado de recursos é resultado da falta de propriedade privada nos meios de produção, argumentando que, sem preços da concorrência, não há como obter eficácia no planejamento econômico.
Sendo assim, segundo a explicação de Edmilson Gama da Silva, Mises era defensor do liberalismo, fortalecendo arduamente o debate sobre a liberdade individual, a igualdade de direitos e o governo limitado. Suas teorias influenciaram o movimento ao redor do mundo. Além disso, Edmilson Gama da Silva afirma que estas teorias tiveram e ainda têm um grande impacto na política econômica, principalmente em políticas monetárias e fiscais e intervenção estatal.
Por fim, Edmilson Gama da Silva destaca que o legado de Von Mises também impactou a educação por meio do Instituto Mises, que estuda e divulga as ideias econômicas da Áustria, resultando na influência de outros renomados economistas. Entre eles, Friedrich Hayek e Murray Rothbard.